Especialização em Neuroeducação

Apresentação
Educação e saúde são temas que se relacionam cotidianamente e a escola é compreendida como um espaço ideal para a promoção da saúde. Infelizmente a maioria das escolas, principalmente as públicas, não possuem em seus quadros de servidores profissionais da área de saúde para contribuírem nesse processo. Assim, fica a cargo dos professores, pedagogos e demais profissionais da educação a atividade de reconhecer as crianças que necessitam de cuidados médicos ou de outros profissionais da saúde. Desse modo, faz-se necessário a estes profissionais da educação um conhecimento especializado sobre o desenvolvimento integral dos educandos de modo a relacionar educação e saúde de modo eficaz.

A pós-graduação (lato sensu) ? Especialização em Neuroeducação, visa à capacitação de profissionais da área educacional para que sejam capazes de intervir e atuar de maneira assertiva nos processos de aprendizagem, bem como promover o conhecimento teórico-prático da abordagem neurológica envolvida nesses processos, possibilitando avaliações e intervenções para o desenvolvimento integral do indivíduo: na área da aprendizagem, em suas competências cognitivas, emocionais e sociais.

O curso enfatiza a prática, lado a lado com a formação teórica, por meio de uma metodologia diferenciada e temas inovadores.

Objetivos
O curso tem o objetivo de buscar conhecimentos sobre os transtornos neurológicos para desenvolver o trabalho de acompanhamento pedagógico e desenvolvimento cognitivo e emocional de indivíduos que apresentem essas sintomatologias. Desenvolve e aplica, nas práticas diárias, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantem a eficácia no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos específicos
Aperfeiçoamento profissional com vistas ao aprofundamento dos conhecimentos sobre as diferentes situações de ensino e aprendizagem, que podem ocorrer no ambiente escolar;
Conhecer os fundamentos sobre o desenvolvimento do sistema nervoso;
Conhecer as diversas etapas de aquisição das habilidades sensoriais, cognitivas, emocionais e psicológicas necessárias para a promoção do desenvolvimento da aprendizagem;
Compreender o modo como memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico, percepção e outras funções humanas auxiliam no processo escolar;
Estabelecer possíveis estratégias pedagógicas para a intervenção nos diferentes espaços da escola.
Público-alvo
Professores da educação básica e superior graduados nas diferentes licenciaturas, coordenadores pedagógicos, supervisores e orientadores escolares, gestores de secretarias municipais de educação, analistas de educação, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos a neurociências e aprendizagem.
Outras informações
uração do curso: 13 meses
Carga horária total: 460 horas

Disciplina

C. H.

Total

Introdução ao AVA

15

Fundamentos da Neurologia e Neurociência

30

Met. da Pesquisa Científica em Educação e do Trabalho Científico

30

Neuroeducação e Fundamentos da Aprendizagem

45

Legislação, Direito e Políticas Educacionais

30

Legislação Educacional Inclusiva

30

Cognição e Processos do Desenvolvimento Infantil e Adolescente

30

Bioética na Neurociência

30

Neurociência e Educação Inclusiva: transtornos neuropsiquiátricos

45

Movimento e cognição na perspectiva neuroeducacional

30

Transtornos específicos da aprendizagem

30

Psicofarmacologia na Aprendizagem

25

Avaliação Neuropedagógica: estudos de caso

30

TCC

60

Carga horária total

460




Mais informações: www.institutoeductec.com.br